18. September 2020

BITCOIN CHEGA AO MOMENTO „AGORA OU NUNCA“: GESTOR DE FUNDOS EM ADOÇÃO INSTITUCIONAL

2020 até agora tem provado ser o ano de Bitcoin. O ativo venceu os estoques, o ouro e quase todos os outros ativos no ano até agora. Com todos os olhos agora voltados para a primeira moeda criptográfica de sempre, um gestor de fundos britânico com bilhões de libras de ativos sob gestão reivindicou que a Bitcoin atingiu seu „momento agora ou nunca“.

OS GESTORES DE FUNDOS DE HEDGE SE PREPARAM PARA DESPEJAR AS RESERVAS DE OURO PARA O BITCOIN

Cypherpunks, entusiastas da tecnologia e usuários da web escura estavam entre os primeiros a se interessarem por Bitcoin Future e moedas criptográficas. Uma vez que o público em geral tomou conhecimento do potencial disruptivo da tecnologia financeira – e da riqueza que ela poderia gerar – os investidores de varejo se amontoaram no ativo no auge da bolha.

A próxima tendência de alta na moeda criptográfica deve ser impulsionada pela entrada de dinheiro institucional. Embora essa narrativa já exista há anos, datando de muito mais longe do que o lançamento da Bakkt em setembro do ano passado, ela não conseguiu se impor.

Somente recentemente, o interesse institucional começou a tomar a dianteira, após o gerente do fundo de hedge, Paul Tudor Jones, comparar a moeda criptográfica com o papel desempenhado pelo ouro nos anos 70.

Na época, o ativo era negociado a apenas 35 dólares a onça. Hoje vale mais de $2.000 a onça graças a décadas de política monetária mal administrada e inflação. Como o ouro, diz-se que a escassez digital do Bitcoin faz com que ele se comporte de forma semelhante quando confrontado com um ambiente econômico cheio de inflação.

Com o Federal Reserve imprimindo mais dinheiro a cada trimestre, as instituições finalmente estão olhando para Bitcoin por este motivo. E trouxe a moeda criptográfica, de acordo com o gerente do hedge fund, para o „momento agora ou nunca“ do ativo com as instituições.

COMO A PRIMEIRA MOEDA CRIPTOGRÁFICA QUE SUPERA SUA CORCUNDA DE CREDIBILIDADE

Em uma entrevista com a Telegraph Money, um fundo hedge britânico com „dezenas de bilhões de ativos sob gestão“ diz que o mercado está „se aproximando do momento de agora ou nunca para o bitcoin antes que os investidores institucionais adotem o ativo“.

O gestor do fundo de hedge está considerando adicionar o Bitcoin a seu fundo, alocando potencialmente até 30% das participações do fundo em ouro no Bitcoin em seu lugar. Os gestores do fundo esperavam um aumento de pelo menos cinco vezes até 2023 se a Bitcoin conseguir superar sua „corcunda de credibilidade“.

O mercado de moedas criptográficas crescendo ao lado de metais preciosos é um bom presságio para a classe de ativos financeiros em desenvolvimento. Está provando ao mundo que a narrativa do porto seguro tem pernas para andar, e a escassez digital do ativo está demonstrando seu valor no atual clima econômico.

A crescente ameaça à segurança em todo o mundo é um potencial a mais para que a tampa do mercado de ouro derreta em criptografia. Em Hong Kong, os ricos estão transferindo seu ouro para a costa. Nos Estados Unidos e no resto do mundo, a agitação e os protestos têm levado à violência e ao saque.

Armazenar ativos digitalmente, ao invés de fisicamente, poderia ser mais uma razão importante para que o capital de ouro fluísse para Bitcoin, impulsionando ainda mais a perfeita tempestade de rali institucional do ativo – um rali que começa agora, ou nunca, de acordo com os tipos de investidores ao volante.